segunda-feira, 7 de maio de 2018

3 importantes descobertas da ciência que foram feitas acidentalmente

1. Raios-X
O físico alemão Wilhelm Roentgen estava a trabalhar com tubos de raios catódicos no seu laboratório quando, em 1895, percebeu que eles iluminavam uma divisória na sala, mesmo quando estavam cobertos. Ele tentou bloquear a luz com vários objetos, mas nada funcionava. Até que ele colocou a sua mão em frente aos tubos e viu a imagem dos seus ossos projetada na divisória. A tecnologia foi aprimorada com chapas fotográficas e começou a ser usada nos hospitais — apesar de, na época, não saberem dos riscos que envolviam esta outra descoberta acidental.
2. Velcro
Após passear pelos Alpes com seu cachorro, o engenheiro suíço George de Mestral notou que pequenos pedaços de uma planta do género Arctium tinham ficado agarrados à sua roupa. As sementes eram cobertas de pequenos ganchos, que permitiram que elas ficassem presas no cientista. Assim, Mestral decidiu criar um objeto tão aderente quanto aquelas sementes: o velcro.
3.  Insulina
Em 1889, os médicos Oscar Minkowski e Josef von Mering removeram o pâncreas de um cão para entender como o órgão afetava a digestão. Dias depois, moscas aglomeraram-se em volta da urina do bichinho, que estava cheia de açúcar. Ao remover o pâncreas, os médicos não conseguiram descobrir a causa do fenómeno. Duas décadas depois, dois pesquisadores da Universidade de Toronto, Frederick Banting e John Macleod, conseguiram isolar a substância excretada pelo pâncreas que regulava o nível de açúcar no sangue: a insulina. Em 1923, ganharam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina.
Fonte: https://revistagalileu.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário