segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Carros solares

Este automóvel desportivo solar-elétrico de edição limitada é fruto da imaginação de uma pequena empresa de veículos elétricos chamada EVX, que está atualmente a trabalhar num protótipo que deverá estar concluído no final de 2016.
O carro irá absorver a energia do Sol através de quase sete metros quadrados de células fotovoltaicas dispostas no tejadilho, tampa da bagageira e capô, e terá, também, uma cadeia cinemática elétrica plug-in, completa, com um conjunto de baterias de iões de lítio.
Medindo cinco por dois metros, não é nada pequeno, e tem espaço suficiente para 2 ocupantes e bagagem de mão. 
Ao combinar uma bateria completamente carregada com a energia solar, o Immortus terá uma autonomia de mais de 550 km, viajando a 85 km/h. No entanto, se reduzir a velocidade média para 60 km/h, será possível ao Immortus viajar durante todo o dia, limitado, apenas, pela luz solar. O Immortus poderá atingir uma velocidade máxima de 150 km/h, combinando as energias elétrica e solar.
A EVX espera produzir 100 unidades e o PVP está estimado em 500 mil dólares australianos (cerca de 340 000 euros). (Revista Quero Saber, Janeiro 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário