terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Meteoro explode nos céus e causa sismo de 2,0 na escala de Richter

«Um meteoro explodiu depois de atravessar a atmosfera terrestre e iluminou os céus do estado norte-americano do Michigan na noite desta terça-feira, provocando um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter, revela o site dos Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O meteoro foi visto pouco depois das 20h locais (1h da manhã em Portugal continental) e o momento ficou registado em fotografias e vídeos partilhados nas redes sociais.
Perante o fenómeno, as redes sociais inundaram-se de vídeos e fotografias daqueles que conseguiram captar o momento. Uns correram a ligar a dar o alerta aos serviços de emergência e às televisões; outros começaram a publicar fotografias e vídeos nas redes sociais, questionando-se se se trataria de trovoada ou até de uma invasão alienígena. As imagens foram sobretudo captadas por câmaras de vigilância e por câmaras nos tabliers dos carros.
Os serviços de emergência do condado de Ingham enviaram uma mensagem de texto aos moradores a explicar que tinha sido avistado um meteoro e que não havia motivo para preocupação. “Muitos falam também numa explosão, mas não existe qualquer indicação de que tenha caído no chão ou que tenha provocado danos. Provavelmente seria o estrondo do meteoro a desintegrar-se. Não há necessidade de ligar para o 911 [112 norte-americano]”, referiam ainda, diz a CBS News.
Além de ter sido avistado no estado do Michigan, o rasto luminoso foi também visível no Ontário, no Canadá, e em outros cinco estados norte-americanos, como Ohio.
Os sismos podem ser causados não só por actividade tectónica mas também por actividades humanas ou queda de meteoritos. Como os meteoros viajam a grandes velocidades, em alguns casos bem superior à velocidade do som, existe uma explosão sónica assim que o meteorito atinge a barreira do som.
Existem três nomes para este tipo de corpo celeste. Quando ainda está a navegar no espaço, é um “meteoróide” ou um “asteróide”, dependendo do tamanho; quando atravessa a atmosfera terrestre, passa a chamar-se “meteoro” – que corresponde ao rasto luminoso que deixa no céu. Por último, se os resíduos chegarem ao chão e forem encontrados, são então chamados “meteoritos” — mas nem todos chegam, alguns desintegram-se antes de atingirem a superfície terrestre.»


Fonte: https://www.publico.pt/2018/01/17/ciencia/noticia/meteoro-explode-nos-ceus-e-causa-sismo-de-20-na-escala-de-richter-1799691?page=/ciencia/espaco&pos=1&b=list_section

Sem comentários:

Enviar um comentário