quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TECNOLOGIA LEVA PORTUGAL A MARTE

«A aterragem em Marte desta quarta-feira tem mão portuguesa. A empresa de software e sistemas de informação CRITICAL Software, cuja sede é em Coimbra, vai disponibilizar apoio tecnológico à ExoMars, a Missão Espacial Europeia ao Planeta Vermelho. Na próxima quarta-feira, dia 19, a sonda Schiaparelli pousa em Marte e as missões europeias entram para a História, por ser a segunda vez que aterram no planeta.
Criada com o intuito de investigar a possibilidade de vida em Marte, a ExoMars foi desenvolvida através de uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Roscosmos. De forma a complementar a investigação, a empresa portuguesa CRITICAL Software foi escolhida para participar na implementação dos sistemas de controlo a bordo do satélite, visando garantir o seu funcionamento sem falhas em quaisquer circunstâncias.
A Missão Espacial Europeia e a CRITICAL Software trabalham em conjunto desde 2013, devido ao know-how e competências tecnológicas comprovadas na área da indústria espacial por parte da empresa sediada em Coimbra.
No passado domingo (16), a sonda europeia Schiaparelli, que pesa quase 600 kg, já tinha sido notícia por se ter separado da Trace Gas Orbiter (TGO), a sua componente principal. Este foi o primeiro sinal de que a descida a Marte estava a correr conforme planeado, cumprindo o calendário estipulado inicialmente para a missão e evitando despenhar-se no Planeta Vermelho.
Em 2020 está prevista uma nova missão com um rover na superfície, que é capaz de realizar perfurações no solo.»
 

Sem comentários:

Enviar um comentário